-cárdio - определение. Что такое -cárdio
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:     

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое -cárdio - определение

Paragem cardio-respiratória; Paragem cardíaca; Paragem cardiorrespiratória; Parada cardiorrespiratória

cárdia         
  • Divisões anatômicas do [[estômago]]
TRANSIÇÃO ENTRE O ESÔFAGO INFERIOR E O ESTÔMAGO
Músculo esfíncter inferior do esôfago; Esfíncter inferior do esôfago; Esfincter cárdico; Esfíncter cárdico
sf (gr kardia) Anat Abertura superior do estômago, onde termina o esôfago.
cárdio      
adj (gr kardía) Que tem relação com o coração ou com a cárdia.
elem comp (gr kardía) Exprime a idéia de coração: cardiodinia, cardiografia, cardiopatia, acefalocárdio.
cardia      
elem comp (gr kardía) Exprime a idéia de coração: bradicardia.

Википедия

Parada cardíaca

Parada cardíaca é a perda repentina de circulação sanguínea em resultado da incapacidade do coração em bombear sangue. Os sintomas incluem perda de consciência e respiração ausente ou anormal. Algumas pessoas podem sentir dor no peito, falta de ar ou náuseas antes da parada cardíaca. Quando não é tratada no prazo de minutos, geralmente leva à morte.

A causa mais comum de parada cardíaca é a doença arterial coronária. Entre as causas menos comuns estão hemorragias abundantes, falta de oxigénio, níveis muito baixos de potássio, insuficiência cardíaca e exercício físico intenso. Existem também uma série de distúrbios hereditários que podem aumentar o risco, entre os quais síndrome do QT longo. O ritmo cardíaco inicial mais comum é fibrilhação ventricular O diagnóstico é confirmado pela ausência de pulsação. Embora uma parada cardíaca possa ser causada por um enfarte do miocárdio ou insuficiência cardíaca, trata-se de condições distintas.

A prevenção passa por não fumar, praticar exercício físico e manter peso saudável. O tratamento para a parada cardíaca é a realização imediata de reanimação cardiorrespiratória e, se estiver presente ritmo chocável, desfibrilhação. Entre os sobreviventes, a hipotermia terapêutica pode melhorar o prognóstico. A colocação de um cardioversor desfibrilhador implantável pode diminuir a possibilidade de morte por recorrência.

Nos Estados Unidos, em cada ano cerca de 13 em cada 10 000 pessoas sofrem uma parada cardíaca fora do hospital, o que corresponde a 326 000 casos. Em ambiente hospitalar ocorrem ainda cerca de 209 000 casos por ano. A parada cardíaca torna-se mais comum à medida que a idade avança. Afeta com maior frequência homens do que mulheres. A percentagem de pessoas que sobrevive sem tratamento é de apenas 8%. Muitos dos sobreviventes apresentam incapacidade significativa. No entanto, muitas séries televisivas apresentam, de forma irrealista, elevadas taxas de sobrevivência.